Doce Psicologia!

 

A primeira vez que te vi, confirmou-se a certeza de que há muito já havia feito minha escolha!

 'Meu Diário Universitário'

 

A ideia de criar o blog surgiu da minha intensa paixão pelas aulas de Psicologia.

Decidi registrar a minha passagem pela Universidade: meus dias rotineiros, materiais sugeridos e indicados pelos orientadores. E claro,  meu percurso rumo ao conhecimento da psiquê.

Ao final do curso, essa será minha fonte de pesquisas e estarão aqui, minhas dúvidas e descobertas.

Esta é a minha metamorfose. Entre e veja minhas asas se desenvolvendo e me transformando no que mais desejo ser: uma psicóloga.

Rosana Márcia - 07 Agosto 2013

 

Porque  a Psicologia?

A ideia não veio ‘do ajudar pessoas’ como sempre dizem por ai. Isso seria reduzir toda minha caminhada numa pequena consequência do que a Psicologia já promove e, ajudar pessoas é algo que vários outros profissionais também fazem.

Escolhi a Psicologia porque desejo me aprofundar nas enlouquentes construções da  misteriosa mente. Almejo desbravar essa parte solta e abstrata mas que pertence ao todo já que tudo esta sendo criado lá, exatamente tudo.  Não há nada que antes não tenha passado pela mente. É lá que se encontra a munição do mundo. 

Analogicamente, comparo a Psicologia à descoberta do microscópio por Galileu; 

Antes, ele criou o telescópio colocando duas lentes num tubo que o permitia a visualização detalhada dos objetos que se encontravam muito distantes. Entretanto, ao virar o mesmo aparelho e olhando pelo lado oposto, Galileu visualizou objetos minúsculos, invisíveis ao olho nu e nunca notados antes,  embora estivessem sempre ali. 

Costumo dizer que a psicologia é esse microscópio, que nos apresenta o que sempre esteve próximo mas só será visto quando mudarmos a maneira de olhar. 

Através da Psicologia consigo enxergar o que há de mais intenso e significativo em mim. Há um desbravamento íntimo e constante onde apuro meu olhar para ver a importância desse minúsculo também no outro.

Borboleta, o símbolo da alma!

A borboleta está diretamente relacionada à  Psicologia. 

Exemplifica uma estreita relação entre a mente do homem e a sua natureza espiritual.

 

Psiquê & Borboleta

O termo grego psyche tinha originalmente dois significados.

O primeiro deles era alma, que significa a mais profunda fonte de vida no homem. 

O segundo era borboleta, que simbolizava espírito imortal. 

Na mitologia grega a personificação da alma era geralmente representada por uma figura feminina, mais menina do que mulher, com asas de borboleta. 

As crenças gregas populares concebiam a alma como uma borboleta. 

Quando o espírito se desgarrava de um corpo, ele tomava a forma de uma borboleta.

Portanto na simbologia, a borboleta significa: transformação, libertação, sorte, sensualidade, alma.

A palavra borboleta é especial e única até mesmo em sua escrita, pois é recordista em variações, tendo uma grafia praticamente diferente, em cada idioma.