Tivemos a orientação  de SOCIOLOGIA, com o prof. Wilson no dia 27/02/2014. 


Participaram: Prof: Wilson, Carla, Ítalo, Nathália, Patrícia, Rosana, Saulo e Sérgio

O prof. Wilson nos mostrou como utilizarmos a disciplina em nosso trabalho interdisciplinar. Explicou sobre as várias maneiras que a 'loucura' é capaz de afetar e ser afetada pela sociedade. 

Entre as ideias que o professor trouxe para o grupo, esta  a  pesquisa sobre a estruturação da família: Qual a importância da família na recuperação do saúde mental do paciente? Será que é a mãe, quem mais sofre com essa desestruturação? Como a família reage diante desse paciente?
Também sobre as Reformas Psiquiátricas: Como a loucura é vista hoje, após a Luta Antimanicomial? Essa visão mudou historicamente?

Com essas indagações, o professor despertou  nosso interesse de aprofundarmos mais nesse assunto.

Encontrei esse texto no GOOGLE ACADÊMICO,  um dos sites permitidos para as buscas do TIG.

Segue o resumo:

Diante das mudanças ocorridas com a Reforma Psiquiátrica nos últimos tempos e as políticas que norteiam a assistência ao portador de transtorno mental, marcada pelo o processo de desinstitucionalização, a família, é colocada como eixo fundamental para desenvolvimento deste processo. Este estudo teve como objetivo realizar uma revisão bibliográfica, analisando como os artigos retratam o papel, a importância e as dificuldades da participação dos familiares no tratamento de uma pessoa com transtorno mental. Foi realizada uma revisão bibliográfica utilizando artigos do período 2008 a 2013, as bases de dados (Scielo, Lilacs). Foi utilizado o método de inclusão e exclusão no qual se utilizou 12 artigos de acordo com o objetivo do estudo. Este estudo permitiu, identificar os problemas enfrentados pelos familiares de pacientes com transtorno mental, avaliar as representações sociais que os familiares, compreender a importância da família no cuidado ao paciente com transtorno mental e que esta ocupa um papel fundamental na reinserção do portador de transtorno mental, pois é nela que ele tem o apoio.


 

Texto encontrado para estudo/Referência:

CASTELO BRANCO, Raimunda Pinheiro. O papel da família no sofrimento mental: uma análise bibliográfica. 2013. 46 f. Monografia (Bacharelado em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Ceilândia-DF, 2013.